domingo, 28 de novembro de 2010

Síntese do Capítulo IX- Memorial do Convento

- Mudança de Baltasar e Blimunda para a Quinta em S.Sebastião da Pedreira, para auxiliar o Padre Bartolomeu Lourenço na construção da Passarola;
- Continuação da construção da passarola pelo Padre e pelo casal;
- Ajuda preciosa de Blimunda na cosntrução, que utilizando o seu dom, vai descobrindo as fraquezas da obra para posteriormente serem reparadas;
- O padre Bartolomeu atribui a Blimunda o nome de Sete Luas, por ver às escuras, e o nome de Sete Sóis a Baltasar por ver às claras;
- Descoberta dos inúmeros casos das freiras, alguns destes com o próprio rei, e posterior manifestação contra a ordem imposta por D.João V afirmando que estas apenas podem falar no Convento com Familiares;
- Apercebemo-nos que o Rei cedendo mais uma vez aos seus caprichos e agindo de acordo com a sua personalidade, protege o Padre Bartolomeu Lourenço da Inquisição;
- Surgimento de um problema na construção da passarola, a falta de Éter. O Padre vai então partir para a terra dos sábios sobre Alquimia e Éter na Holanda.
- O casal com a partida do padre para a holanda, decide regressar a Lisboa, e em vez de irem assistir ao auto-de-fé, vão às touradas no Terreiro do Paço, pois estas ainda não existiam em Mafra.
-As touradas são comparadas aos auto-de-fé, pois ambas remetem para a alegria e euforia exprimentadas pelo rei e pelo povo.
- Verifica-se uma ironia por parte do narrador, quando este afirma que as pessoas em Lisboa já não estranham o cheiro a carne queimada pois estão habituados aos autos-de-fé. Há tambem uma perspectiva crítica quando diz que a morte dos judeus é positiva pois os seus bens remetem para a coroa.
- Partida de Blimunda e Baltasar para Mafra.


( Tenho mais resumos/apontamentos deste capítulo, se alguém quiser, esteja à vontade para pedir.)


Joana Ariosa

14 comentários:

  1. Boa tarde, eu sou um aluno de Português do 12º ano e precisava duns apontamentos sobre este capítulo, em relação aos aspectos linguísticos e estilísticos mais relevantes e apontamentos sobre os excertos mais importantes do capítulo e sua análise!
    Era possível arranjar-me por favor? Agradecia imenso!

    ResponderEliminar
  2. ola!
    era possivel arranjar-me mais apontamentos deste capitulo por favor? neste momento fazia-me imensa falta.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde. Gostava de saber se é possivel ter acesso aos seus apontamentos do capitulo IX do memorial. Tenho alguma urgencia. Cumps

    ResponderEliminar
  4. Eu gostaria que me passasses alguns resumos se podeses...

    Se tiveses a caracterização de cada personagem que entra no texto também agradecia

    ResponderEliminar
  5. Olá poderia então fornecer-me o resto dos resumos que tem sobre este capitulo? :) muito obrigada

    ResponderEliminar
  6. olá, será que podes mandar-me mais apontamentos sobre este capitulo para esbenavante12e@gmail.com? se tiveres outros apontamentos de outros capitulos também podes mandar-me? please!
    obrigada e beijos

    ResponderEliminar
  7. estou a fazer um trabalho sobre este capitulo e daki a uns meses vo ter exame. Sera k m podias mandar o resto dos apontamentos?

    o meu mail e goncalitopacheco@gmail.com

    Regards,
    Pantche

    ResponderEliminar
  8. olá , boa tarde, eu sou aluna do 12ºano e estou a fazer um trabalho sobre este capítulo (:
    por a caso não tens mais apontamentos sobre este capítulo? (como por exemplo os recursos estilísticos, o narrador, etc).

    ResponderEliminar
  9. Olá, boa tarde, sou estudante do 12º ano e gostaria de mais informações sobre este capítulo por favor. Sobre a parte gramatical, como os recursos estilísticos, o narrador e por aí fora por favor, tenho várias coisas mas ainda se encontra incompleto.
    Qualquer informação, deixo o meu mail: celeste.vt@hotmail.com

    Obrigada pela a atenção e aguardo ansiosamente por uma resposta,
    Celeste Vasconcelos :)

    ResponderEliminar
  10. Olá, boa tarde, sou estudante do 12º ano e gostaria de mais informações sobre o capítulo 9 e 10 do memorial do convento. Sobre a parte gramatical, como os recursos estilísticos, o narrador espaço, ação.
    andreia-ssofia@hotmail.com
    obrigada e aguardo ansiosamente por uma resposta.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde! Importar-se-ia de enviar-me os restantes apontamentos p/ este mail sff?

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, podia me arranjar mais apontamentos deste capitulo e se possível também capitulo 15. Sobre espaço, personagens, assunto do texto, marcas do narrador, passagem importantes, comentários do narrador e a pontuação que usa. obg

    ResponderEliminar